PALATO - Cozinhando na Paisagem de ALCALAR


A ação performativa Cozinhando na Paisagem de Jorge Rocha realizou-se nos Monumentos Megalíticos de Alcalar no passado dia 20 de abril perante a presença de mais de 100 pessoas.
Jorge Rocha em conjunto com os arqueólogos Rui Parreira, Elena Morán e Isabel Soares, cozinharam uma série de iguarias que potenciaram conversas em torno das relações gastronómicas daquele antigo povoado, possibilitando também estabelecer conexões com os hábitos alimentares contemporâneos.
Com o antigo povoado Calcolítico de Alcalar em plano de fundo, a sessão durou um pouco mais de uma hora e implicou um olhar atento sobre as particularidades do território e alimentação dos povos que ali residiram. Falou-se das suas atividades, com enfoque na agricultura e seu impacto na paisagem, bem como das metodologias de confecção dos alimentos e tecnologias usadas, que com o apoio da investigação arqueológia conseguimos detectar.
A sessão contou ainda com a presença de Sara Navarro, que nos falou da importância da cerâmica e a sua utilização nos cozinhados e com a reportagem fotográfica de Ricardo Soares, colectivo que fundou o projeto PhotoArch.
Cozinhando na Paisagem teve transmissão em direto no site do Palato, da qual resultou um vídeo que está agora disponível para visionamento no Canal Palato e contou com uma sala de chat onde o público online pôde intervir durante a ação performativa.
A acção performativa em Alcalar foi a primeira de um conjunto de iniciativas semelhantes que se vão realizar durante este ano, estando já prevista a realização de uma próxima atividade no dia 15 de Junho nas Ruinas Romanas de Milreu com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.
Até lá, o Palato mantém a sua atividade online, com publicações de artigos que vão povoando as diversas secções da plataforma, disponibilizando ligação automáticas às redes sociais e envio das atualizações por e-mail.