Sistemas de povoamento do território português no decurso do Bronze Final






















Oeiras | Fábrica da Pólvora de Barcarena | dia 23 de Outubro | 10-18 horas


Prof.ª Doutora Ana Bettencourt (Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho) – Rede de lugares do Bronze Final do noroeste do território português.

Prof. Doutor João Carlos de Senna-Martinez (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e UNIARQ) – Aspectos do Centro-Norte do Ocidente Peninsular no Final da Idade do Bronze: Povoamento, Metalurgia e Sociedade.

Prof. Doutora Raquel Vilaça (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e CEAUCP) – O povoamento da Beira Interior durante o Bronze Final: evidências, interação e simbolismos.

Prof. Doutor João Luís Cardoso (Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras/Câmara Municipal de Oeiras e Universidade Aberta) – Entre o Mediterrâneo e o norte atlântico: o estuário do Tejo na viragem do ano mil a.C.

Mestre Rui Mataloto (Câmara Municipal de Redondo) – Varar horizontes: o Alentejo Central entre o II e o I milénios a.C.

Doutor António Manuel Monge Soares (Instituto Tecnológico e Nuclear/Instituto Superior Técnico/Universidade Técnica de Lisboa) – O sistema de povoamento do Bronze Final na bacia do Guadiana (Baixo Alentejo).

Dr.ª Joaquina Soares e Dr. Carlos Tavares da Silva (Centro de Estudos Arqueológicos do Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal e UNIARQ) e Doutora Joaquina Soares (Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) – Ocupações do Bronze Final na Costa Sudoeste.

Mestre Carlos de Oliveira (UNIARQ/Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) – O final da Idade do Bronze no Algarve: balanço e resultados da investigação arqueológica.


... e o Sado/Arrábida?